O prefeito eleito de Sobral, Oscar Rodrigues (União), anunciou na última sexta-feira (6), que pretende encerrar a intervenção no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, após três anos de duração. Destacou ainda, que já existem tratativas para devolução junto a Diocese de Sobral, verdadeira proprietária do nosocômio.
Segundo Oscar Rodrigues, em diálogo com o bispo Dom Vasconcelos, o mesmo adiantou que estar negociando com uma instituição religiosa de gerenciamento hospitalar, que virá a Sobral, avaliar a possibilidade de incorporar o Hospital Santa Casa. Em caso contrário, a Prefeitura Municipal, em parceria a Diocese de Sobral, encontrará uma melhor solução que não seja a continuidade da intervenção. Garantiu
A intervenção foi decretada pelo atual prefeito Ivo Gomes, em 29 de setembro 2022, com duração de um ano, devido à interrupção de serviços essenciais, como o tratamento de câncer. Porém, em 01 de setembro 2023, decidiu prorrogar a intervenção por mais 18 meses, que coincide até o dia 31 de março de 2025.
Desde o início da intervenção, várias melhorias já foram alcançadas, incluindo a retomada do atendimento médico em oncologia, a reestruturação de insumos e a reabertura de serviços como ultrassonografia e eletroencefalograma para pacientes externos. A Santa Casa, continua focada em melhorar e expandir seus serviços, para atender às necessidades da região de saúde e oferecer atendimento de qualidade aos usuários do SUS.