Durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sobral, realizada nesta segunda-feira (09), os vereadores derrubaram o veto do prefeito Ivo Gomes (PSB) ao Projeto de Lei nº 173/2024, no tocante a emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, que flexibilizam remanejamento de 60% na aplicação dos recursos do Orçamento.
As tensões que antecederam a votação se deram pela mobilização de alguns parlamentares da base de situação que são maioria na Casa, para manter o veto do prefeito Ivo Gomes, como um gesto de fidelidade. No entanto, os vereadores que irão dar sustentação ao prefeito eleito, Dr. Oscar Rodrigues, justificaram a derrubada do veto em decorrência da necessidade serem realocados dotações orçamentárias para viabilizar a criação, incorporação e desmembramentos de secretarias no novo governo.
Nesse sentido, para derrubar o veto era necessária uma maioria absoluta definida pela "metade + 1 (mais um)", dos membros da Casa, resultando numa votação aberta onde 13 votaram pela derrubada do veto e outros 7 pela permanência, que garantiu a rejeição ao veto prefeitural. Com destaque, para adesão dos quatro vereadores da base do prefeito Ivo Gomes, Socorrinha Brasileiro, Marlon Sobreira, Carlos do Calisto e Raimundo Carneiro, que votaram pela derrubada do veto.