Equipes de Brigadistas de Incêndios Florestais do IBAMA e do Corpo de Bombeiros já estão atuando desde a tarde de sexta-feira (21), para conter um grande incêndio florestal que se alastrou no última domingo (16), na Serra da Penanduba, localizada entre os municípios de Coreaú e Frecheirinha.
Os moradores da região passaram a mobilizar as redes sociais solicitando providencias dos órgãos ambientais para conter o avanço das queimadas. Muitas fotos e vídeos registrada pelo contador e advogado Joaquim Cavalcante de Coreaú, que tem descendência da região atingida, chegaram ao conhecimento da impressa e das autoridades competentes que logo mobilizaram uma equipe de brigadistas de incêndios florestais do IBAMA e do Corpo de Bombeiros para o local.
Numa articulação do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha, Francivaldo Silva, juntamente com Prefeitura Municipal de Coreaú, por meio da Secretário de Meio Ambiente de Coreaú, Professor Benedito Sampaio, prestando apoio logístico. Além do apoio voluntario do jovem Vinicius Silva, morador da comunidade de Cunhassu Velho/Coreaú, que conduziu a equipe até o sopé da Serra, próximo ao Olho D’água do Caboclo, área de maior foco de incêndio.
Toda a ação visa preservar as espécies de plantas e evitar a morte de animais silvestre incluindo mamíferos, répteis e aves que compõem o bioma e podem ter sido impactados no incêndio.