Blog do Célio Brito

Dom Vasconcelos presidiu a Celebração Eucarística na Romaria do Benedito Tonho

No amanhecer deste Domingo (04), romeiros e romeiras das diversas comunidades da Paróquia de Frecheirinha e região do Vale do Coreaú, participaram da Romaria do Benedito Tonho na Comunidade de Penanduba. 

Na ocasião, o Bispo Diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, que participou de toda programação da Romaria, presidiu o rito final com a Celebração Eucarística, concelebrada pelos Padre Magalhães, Padre Denilson e as Irmãs religiosas presentes, numa forma de juntar num mesmo ato a tradição da caminhada e a celebração da vida e da mística profético revitalizadora das pastorais sociais.
Foi um momento rico de resgate a memória do Mártir da Reforma Agrária na Diocese de Sobral, assassinado há 33 anos atrás, que viveu a radicalidade de Jesus, dando sua vida em nome da justiça e na luta pela terra. 

Benedito Tonho, foi assassinado por grileiro latifundiário na década de oitenta, na comunidade Queimadas em Coreaú. Agricultor humilde, casado, pai de dois filhos, era um ativista do movimento pastoral, sindicalista que lutava pela posse da terra. 

Durante a programação, acorreu um café comunitário de acolhida aos romeiros, mística, vivências, debates, almoço partilhado, e celebração eucarística. 

Participaram caravanas das várias Paróquias da região, numa acolhida da Capela de Santa Luzia de Penanduba, e equipe mobilizadora da Comunidades Eclesiais de Base e Comissão Pastoral da Terra, especialmente Manoelzinho Penanduba, Socorro Carneiro, Marrinha, Benedito Lourenço e Francisca.
Postagem Anterior Próxima Postagem