Blog do Célio Brito

SAAE já não consegue normalizar o abastecimento de água em Sobral


A população sobralense esta há dias com problema de falta de água de boa qualidade nas suas torneiras, que se agravam as reclamação principalmente na periferia onde os moradores não encontram alternativa de abastecimento, tendo que gastar para comprar alguns baldes de água.

Por nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que controla o abastecimento, afirma que o nível de “turbidez” da água do rio Jaibaras provocou atraso no tratamento e distribuição de água. 

A normalização do sistema de abastecimento de água havia sido prometida para acontecer por toda a semana, mais os técnicos do SAAE, adiaram outra vez a previsão. 

Na terça-feira (07), O SAAE concluiu a substituição e o reparo de novas bombas da área de captação de água bruta no Rio Jaibaras. Além dessas medidas, foram feito a limpeza dos decantadores e filtros da ETA Sumaré. 

Contudo, ficam visíveis as divergências de interesses entre os colaboradores do SAAE, ocasionados até mesmo por falta de conhecimento, conflito operacional e desacertos de processos que geram toda a sorte de resultados negativos, comprometendo toda uma rede de distribuição de Água. Já que não consegue dar respostas plausíveis para garantir a normalização adequada do abastecimento. 

Apuramos ainda, que com o afastamento por força judicial de vários servidores aposentados do SAAE, a autarquia perdeu sua equipe de planejamento e estratégia, conhecedora dos processos mais complexos do SAAE, tendo inclusive em 2013, garantido o restabelecimento da qualidade de água, que naquele período chegava nas residências escura e com cheiro de podridão. 

Os problemas que eram pontuais no Residencial Nova Caiçara e Renato Parente, agora tomaram outras proporções, atingindo outros bairros e o centro da cidade e até alguns distritos cobertos pelo SAAE.
Postagem Anterior Próxima Postagem