Blog do Célio Brito

Tiro de Guerra pode fechar as portas por falta de recursos

A Unidade de Formação de Reservistas (UFR), Tiro de Guerra 10-011, subordinados à 10ª Região Militar, com sede em Fortaleza (CE), que funciona há 72 anos em Sobral, pode fechar as portas a partir deste mês de janeiro de 2017, período reservado para o início do ano de instrução militar de formação de reservistas obrigatório.

O fato é que o Tiro de Guerra, depende da formalização de convênio entre o Exército e a Prefeitura de Sobral, para que o município assuma as despesas com a casa do instrutor e a manutenção da sede do Tiro de Guerra. 

Informações levada ao programa “Tribuna e Plenária” da rádio Tupinambá, pelo Cabo Reservista Harlley Azevedo, dão conta que por falta de recursos, está faltando de tudo no destacamento militar da cidade, até mesmo material de expediente para realizar as tarefas diárias do órgão, computadores, cartuchos para impressora, material para reforma de banheiro, materiais de higienização do espaço e papéis, além do cancelamento da formação de reservistas da turma de 2017. (Aqui

Na sua conta pessoal do facebook o prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT), Manifestou, “Ainda hoje conversei com o General Theófilo, comandante da 10ª. Região Militar e pedi a ele que o fechamento não acontecesse. No que depender de mim e da Prefeitura farei o possível para manter aberto, não é meu desejo que o TG feche, mas, não é uma decisão minha e sim do Exército Brasileiro”. Externou o prefeito. 

Especula-se, que a forte crise financeira que vive a maioria dos municípios pode ter levada a gestão anterior ter priorizado seus gastos para não chegar ao final de mandato, desesperado para fecharem sua gestão fiscal sem maiores problemas de responsabilidade com o controle de contas. Com isso, possa ter impossibilitado de atualizar o convênio com o Exército Brasileiro para a continuidade de formação de reservistas obrigatória. 

Contudo, o prefeito Ivo Gomes, com apenas 25 dias de gestão, não pode ser responsabilizado pelo o fechamento do Tiro de Guerra, e, por conseguinte já demonstrou interesse em dar solução para resolver as pendências para facilitar a vida de centenas de adolescentes sobralenses que precisam se alistar no Serviço Militar obrigatório. 

O TG 10-011, possui capacidade para atender atualmente um efetivo de 150 (cinquenta) Atiradores Reservistas, na sua maioria jovens pertencentes à zona urbana do município de Sobral. 

Informações: 

Unidade do Tiro de Guerra 10-011. 
Endereço: Rua Engenheiro José Figueiredo, 1035 –COHAB I – Sinhá Sabóia – CEP: 62.050.470. 
Telefones do TG: (88) 3611-6405; (88) 3614-3981 ou Cl Inst: 88 8831-0130 e Email: tg10-011sobral@10rm.eb.mil.br
Postagem Anterior Próxima Postagem