Com o falecimento do vereador decano da Câmara Municipal de Sobral (CMSob), José Itamar Ribeiro da Silva (70 anos), ocorrido em 17 de maio corrente, em decorrência de complicações da Covid-19. Começou a surgir os pretensos pré-candidatos dispostos a herdar o espólio eleitoral do ex-vereador Itamar Ribeiro, na região dos Distritos de Aprazível, Pau D' Arco, Pedra de Fogo, São José do Torto, Rafael Arruda, Recreio e Ouro Branco.
Na corrida, aparecem os empresários da construção civil Renan Portela (Filho do Zé Gerador do Cal, liderança política da Pedra de Fogo), Elivar Junior (Filho do ex-vereador Elivar Araújo). Além do Nande Cunha, Assessor do Prefeito Ivo Gomes e uma das filhas do Itamar Ribeiro, que corre por fora para arregimentar apoio na família e garantir o seu nome. Nada definido ainda, mas o primeiro passo para viabilizar qualquer candidatura é garantir o sinal verde do grupo “Ferreira Gomes”.
O mesmo reduto eleitoral é pleiteado pela vereadora de oposição Fransquinha do Povo, que embora prima do ex-vereador Itamar Ribeiro, sempre disputou voto a voto na região em campos diferentes. Itamar Ribeiro era natural do Distrito de São José do Torto e liderou a votação na região que lhes garantiu 10 mandados consecutivos, somando mais de 40 anos no cargo de vereador.