O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, confirmou na sua conta pessoal da rede social, noite desta quinta-feira (29) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus associada à variante B.1.671.2, conhecida como delta. A pessoa contaminada é um jovem que teve passagem pela capital carioca, Rio de Janeiro (RJ.)
Ainda segundo Ivo Gomes, o jovem está isolado cumprindo quarentena a 10 dias e recebe acompanhamento de uma equipe multiprofissional da Secretaria da Saúde. O estado de saúde dele também não foi informado. “Peço a todos que fiquem em alerta e que mantenham as precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para superarmos essa nova fase”. Destacou o gestor.
A Secretaria da Saúde do Estado já notificou outros quatro casos no Ceará, testados entre os dias 19 e 21 de julho, no Aeroporto de Fortaleza. São três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos, residentes em Fortaleza (dois), Caucaia e Itapipoca. O risco dessa nova variante delta é que ela tem alta transmissibilidade em até 60 vezes maior e consequentemente poderá aumentar a quantidade de pacientes internados.