Para apoiar a luta contra a discriminação de gênero, a Prefeitura de Sobral, concluiu na última quarta-feira (21), duas faixas de pedestres temáticas nas cores da bandeira do arco-íris, símbolo da causa LGBTQI+. Bem no mês em que os coletivos de ativistas promovem visibilidade aos assuntos da diversidade de gênero.
A iniciativa coube às secretarias da Infraestrutura e do Trânsito e Transporte e o projeto foi elaborado pela direção criativa de uma marca de roupas, em parceria com o grupo Mães pela Diversidade. As faixas estão localizadas no cruzamento da Avenida Dom José com a Rua Deolindo Barreto, no centro da cidade, e foram confeccionadas em parceria com o projeto "Pare, pense e passe com amor". Confira no vídeo (AQUI)
Logo que foram concluídas, o prefeito da cidade, Ivo Gomes (PDT), escreveu no seu Twitter, "Sobral de todas as cores. Os bolsominions piram", externou Ivo na legenda da postagem, adicionando um emoji de risada no fim da mensagem.
Acontece que, poucas horas após as mesmas serem pintadas, foram alvos de ataques homofóbicos nas redes sociais e grupos de WhatsApp com a replicações de memes, vídeos irônicos, piadas e mensagens odiosas. Até mesmo o poste do prefeito foi alvo de comentários, como: “Tanta coisa a fazer, desnecessário isso. Nada contra, só acho que tem muitas coisas a melhorar na cidade, como segurança e saúde dentre tantas outras. Comentou um seguidor. “Salvou quantas vidas com essa lacração? ”, questiona outro.
Até políticos mais conservadores questionaram a intervenção urbana, alegando que estar foram dos padrões das normas de trânsito. Inusitado é que a dez metros das faixas coloridas, a mais de um ano existe outra faixa de pedestres no formato musical imitando um piano, em frente à Escola de Música de Sobral, em homenagem aos 22 anos de fundação da instituição. A mesma sempre foi motivo elogios e nunca foi questionada. Fica o questionamento o que incomoda numa que não incomoda na outra?