Blog do Célio Brito

Desapropriação do Casarão Mendes Carneiro visa resgatar bem histórico-cultural em Sobral

Após a conclusão de um longo processo administrativo de desapropriação que viabilizou o resgate do Casarão Mendes Carneiro, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, anunciou através de suas redes sociais que a prefeitura agora é detentora do imóvel, um bem de valor histórico-cultural que se encontra parcialmente demolido no centro de Sobral.

O Casarão que fica na Rua Viriato de Medeiros, imediações da Praça de Cuba, é considerada de interesse histórico e cultural pela Prefeitura de Sobral e constava no cadastro do Inventário Nacional de Bens e Sítios Urbanos Tombados (INBI-SU). Por esse motivo, não poderia ter sofrido as alterações em sua fachada nem na sua parte interna.
O Casarão, além de compor a beleza arquitetônica da cidade, foi residência oficial do Tabelião Idelfonso Cavalcante e serviu para abrigar, por muitos anos, a família de Pedro Mendes Carneiro, um dos primeiros Tabeliões da cidade, figura política e escrevente substituto do 1º Cartório de Sobral, que mais tarde passou a ser chamado de Cartório Idelfonso.

Com a aquisição, o local passará por um processo de requalificação onde manterá a fachada original e centenária da edificação para abrigar um moderno Centro de Saúde da Família para a população que reside na área do centro de Sobral.
Postagem Anterior Próxima Postagem