A Direção da Liga Sobralense de Futebol (LSF), anunciou nesta neste sábado (23), o cancelamento de todos os campeonatos de futebol amador que seriam promovidos pela entidade em 2020. Em decorrência da ausência de tempo hábil para dar continuidade a programação das competições, além da indisponibilidade de recursos da Prefeitura Municipal, mantenedora da entidade esportiva.
O comunicado foi divulgado durante entrevista concedida ao radialista Júlio Sousa no Programa “Sábado Esportivo” da Rádio Coqueiros Fm 95.3, onde o presidente Ivan Estevão “Campina”, justificou que a decisão se deu em decorrência das medidas de distanciamento social imposta pelo decreto municipal para conter o alastramento da pandemia do novo coronavírus.
Para o diretor de competições da LSF, Pedro Neto Alves, a Liga trabalhou os eventos de 2019, como a Copa Sobral; Campeonato sobralense 1ª e 2ª divisão, Sub 20, Sub 16, Sub 13, feminino e 40+; com um orçamento de 185 mil reais, conveniado com a Prefeitura de Sobral. Mas neste ano de 2020, com o contingenciamento de 30% no seu orçamento, o valor estimado seria de 151 mil reais, que não se concretizou devido as mediadas adotadas para conter a pandemia. Confira no vídeo (AQUI)
A previsão é que mesmo que haja liberação das atividades esportivas na 4ª Fase do Plano de retomada das atividades econômicas elaborado pela prefeitura de Sobral, os clubes de futebol amador não terão as condições mínimas para atender os protocolos sanitários e capacidade mínima de pessoas nas praças esportiva, razão da decisão ter sido tomada.