Blog do Célio Brito

MDN Mineração vai iniciar exportação de ferro produzido em Sobral

A empresa Mineração do Nordeste (MDN), localizada no distrito de São José do Torto em Sobral, fechou contrato com a Companhia Docas do Ceará, para armazenamento e embarque de carga de minério de ferro para a primeira operação prevista para o próximo mês de janeiro, com destino à China. O transporte de Sobral até o Porto de Fortaleza será feito via Trem. 

A escolha pelo Porto de Fortaleza se deu devido à localização estratégica em relação aos demais portos do mundo, bem como o estudo de viabilidade técnica operacional para armazenagem e movimentação de granéis sólidos. 

A MDN está instalada na Fazenda Angustura, no distrito de São José do Torto em Sobral, desde 2012. Nesta primeira fase da implantação, a produção de minério de ferro na região gira em torno de 25 mil toneladas por mês. A empresa pretende chegar ao fim desta fase com uma produção total de 100 mil toneladas por mês. Para isso, novos equipamentos estão sendo adquiridos para aumentar a capacidade de produção. 

Atualmente, a MDN emprega 52 funcionários, sendo 90% dessa mão de obra composta por moradores do distrito de São José do Torto. A previsão é dobrar o número de postos de trabalho com carteira assinado nos próximos meses. Com o iniciou das exportações, o aumento da produção terá impactos positivos na geração de empregos na região.
Postagem Anterior Próxima Postagem