Blog do Célio Brito

Em Sobral: Pelo menos seis partidos já aparecem na disputa pela prefeitura municipal


Os 138.208 mil eleitores de Sobral, o segundo maior colégio eleitoral do interior do estado, poderão escolher entre seis partidos que já aparecem para suceder o prefeito Ivo Gomes (PDT) em 2020, incluindo ele próprio, que deve disputar a reeleição. 

Embora o prefeito Ivo Gomes, tenha preferido não antecipar o ambiente eleitoral, sempre que interrogado sobre o assunto, prefere afirma que ainda é cedo para tratar da sucessão. Além de defender que sua prioridade é o atual mandato. É quase certa, sua pré-candidatura a reeleição. 

Já o deputado federal Moses Rodrigues (MDB), que disputou o último pleito, não apenas admite a pretensão de novamente aparecer nas urnas, como está corre aos quatro cantos se articulando como pré-candidato. Enquanto isso, está construindo um arco de alianças com vários partidos, inclusive o PSL. 

Noutra frente, o terceiro colocado na eleição de 2016, o Dr. Guimarães, pelo PSDB. Hoje segundo suplente do senador Luís Eduardo Girão, o político está filiado ao Pros e não descarta concorrer de novo no ano que vem. Contudo, tenta formar um grupo sólido para marchar na disputa. 

Também estarão na disputa, uma pré-candidatura do Psol, o quarto colocado na eleição de 2016. Como projetam as lideranças políticas do partido, só faltam definir o nome a ser trabalhado. 

Outra opção pode surgir do PSL, com a Fabia Karennina e o Junior Linhares, ambos do movimento Direita Sobral, braço da Campanha de Jair Bolsonaro em Sobral. Base construida pelo deputado federal Heitor Freire, que não abre mão de candidaturas nas principais cidades do interior cearenses. 

O Partido Novo, promete que também estará no páreo da disputa majoritária em Sobral. O presidente estadual da sigla, Geraldo Luciano, afirma que seu objetivo é montar uma base, antes do processo de convenções que definem as candidaturas. 

A disputa, para quem acompanha os bastidores é a mais emocionante dos últimos tempos, pois as lideranças, representadas pelos caciques partidários, expõem as negociações de maneira aberta, sem pudores, pelo poder.
Postagem Anterior Próxima Postagem