Blog do Célio Brito

Festival das Juventudes encerra apontando desafios para transformação social no campo

Encerrou na manhã de sábado (17) o Festival das Juventudes – Território de Sobral II. O evento foi organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Projeto Paulo Freire, realizado na Escola Família Agrícola Padre Elésio Santos, no distrito de Balseiros, a 18 km da sede de Ipueiras e reuniu durante três dias, cerca de 250 participantes. Confira no vídeo (AQUI)

No encontro, os jovens elaboraram uma “Carta de Princípios”, a ser entregue as lideranças sindicais e políticas dos seis municípios da região, cobrando a realização de políticas públicas voltadas ao combate a todas formas de violência contra as mulheres, respeito aos grupos LGTTQ+, geração de emprego e renda, agroecologia e convivência com o semiárido, promoção da igualdade racial e étnica, educação contextualizada, assistência técnica e extensão rural, direito à terra, dentre outros pontos citados pelo documento. 

Pelo calendário do Projeto Paulo Freire, está prevista a realização de mais três edições territoriais do Festival (Sobral 1, Inhamuns e Cariri) e uma etapa estadual, motivo pelo qual jovens mobilizadores dos três territórios foram convidados a participarem da primeira edição como convidados. 

O Festival das Juventudes também recebeu o apoio das entidades parceiras do Projeto Paulo Freire no território: Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Cealtru e Cetra.
Postagem Anterior Próxima Postagem