Blog do Célio Brito

Ivo Gomes começa a dar sinais de que reajuste vai se limitar à inflação

Sem conceder reajuste para a maioria dos servidores municipais em 2017, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), dar sinais que vai conceder este ano, apenas um reajuste salarial linear, na ordem de 3%. Apenas percentual diferenciado para a categoria dos professores de 6,81%, determinado na Lei do Piso, que passou de R$2.298,80 para R$2.455,35.

O reajuste geral, não apresenta ganho real em relação à inflação que, ano passado, ficou em 2,95%. Além das compensações em gratificações que foram suspensas por determinação em ato do prefeito, ao pagamento dos servidores efetivos e comissionadas. Contudo, os salários dos servidores municipais estão congelados e perderam poder de compras, acumulando perdas. 

Com as contas equilibradas e gastos públicos abaixo do limite prudencial da LRF, o prefeito tem plena condições de avançar na valorização dos salários dos servidores. Podendo iniciar, nivelando a maioria dos salários base de muitas categorias do quadro administrativo, ao patamar do mínimo nacional. 

A data-base da categoria é janeiro, garantida por lei em 2012, pelo ex-prefeito Veveu Arruda, mas a assessoria do prefeito Ivo Gomes, ainda não falou em retroatividade do desembolso.
Postagem Anterior Próxima Postagem