A Comissão de Educação e a Frente Parlamentar Mista da Educação discutiu na manhã desta quarta-feira (30) o projeto educacional desenvolvido no município cearense de 2011 a 2016.
O projeto foi apresentado aos deputados pelo então prefeito Jose Clodoveu de Arruda Coelho Neto. A audiência faz parte do ciclo de Palestras "Educação em Debate" e atendeu a requerimento do deputado Alex Canziani (PTB-PR).
Durante o mandato de Clodoveu Arruda, a rede municipal de Sobral foi considerada a melhor rede pública do Brasil, em 2015, por uma avaliação feita pela Fundação Roberto Marinho, Fundacão Lemann e Instituto Península. Em 2016, segundo o Ministério da Educação, Sobral alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil: 8.8 O ex-prefeito considera essas conquistas fruto do esforço coletivo e continuado das últimas gestões municipais.
Com as mudanças, Sobral saltou da 55ª posição do Ideb para o 1º lugar. Das 100 melhores escolas do Brasil, 77 estão no Ceará e destas 22 estão em Sobral. A melhor escola do Brasil também está em Sobral. “Outras conquistas também muito importantes foram a universalização da educação infantil, ampliação para 49,7% do atendimento da demanda de crianças de zero a três anos em creches, o início a implantação da educação de tempo integral”, afirma Canziani.
A palestra teve inicio às 8 horas, no plenário 10, e pôde ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.
Com informações da Agência Câmara Notícias