Blog do Célio Brito

Denúncia: invasões de terras públicas na área urbana de Sobral

Na maioria das cidades brasileiras, as invasões de terras são feitas pela população pobre das periferias. Mas, em Sobral tem sido diferente, onde volta e meia surgem denúncias não investigadas de ocupação de terras públicas por grupo político aliado da gestão municipal. Dessa feita, consta uma ação em andamento no bairro Domingos Olímpio, com a construção de três imóveis na área pública do Município, destinada à área verde do bairro.

As denúncias são impressionantes, sempre com os subterfúgios que esses terrenos eram doados para socorrer famílias carentes. Quando na prática, políticos utilizam nomes de terceiros, amigos e lideranças aliadas que servem de operadores para legalizarem as posses desses terrenos.

Após a legalização, muram os terrenos em lotes e passam a especular no mercado imobiliário com a venda do terreno para acumularem riquezas e fortalecerem seus caixas que financiam campanhas eleitorais.

Em sua página no facebook, o ex-vereador Gilmar da Cruz Bastos, se pronunciou: “Apurei dezenas destes casos, tentei até abrir uma comissão parlamentar de inquéritos (CPI) na Câmara Municipal, para chegar aos culpados, mas, por ausências de assinaturas necessárias para protocolar o pedido fui derrotado”. Continuou Gilmar, “ainda assim, entreguei tudo pronto para o Ministério Público Estadual (MPE), que aguardo apuração e punição dos implicados”. 

Já o advogado José Sérgio Ponte Linhares, nos comentários da postagem do Gilmar Bastos, disse: “Doar uma área pública destinada à construção de um equipamento de lazer para a comunidade a um particular constitui-se numa tremenda imoralidade”.

Desde que tomou posse, o Prefeito Ivo Gomes (PDT), promete passar tudo a limpo, e logo terá que enfrentar mais essa denúncia de irregularidade que rodeia a administração pública.  

Com informações do facebook do Gilmar Bastos
Postagem Anterior Próxima Postagem