Na maioria das cidades brasileiras, as invasões de terras são feitas pela população pobre das periferias. Mas, em Sobral tem sido diferente, onde volta e meia surgem denúncias não investigadas de ocupação de terras públicas por grupo político aliado da gestão municipal. Dessa feita, consta uma ação em andamento no bairro Domingos Olímpio, com a construção de três imóveis na área pública do Município, destinada à área verde do bairro.
As denúncias são impressionantes, sempre com os subterfúgios que esses terrenos eram doados para socorrer famílias carentes. Quando na prática, políticos utilizam nomes de terceiros, amigos e lideranças aliadas que servem de operadores para legalizarem as posses desses terrenos.
Após a legalização, muram os terrenos em lotes e passam a especular no mercado imobiliário com a venda do terreno para acumularem riquezas e fortalecerem seus caixas que financiam campanhas eleitorais.
Em sua página no facebook, o ex-vereador Gilmar da Cruz Bastos, se pronunciou: “Apurei dezenas destes casos, tentei até abrir uma comissão parlamentar de inquéritos (CPI) na Câmara Municipal, para chegar aos culpados, mas, por ausências de assinaturas necessárias para protocolar o pedido fui derrotado”. Continuou Gilmar, “ainda assim, entreguei tudo pronto para o Ministério Público Estadual (MPE), que aguardo apuração e punição dos implicados”.
Já o advogado José Sérgio Ponte Linhares, nos comentários da postagem do Gilmar Bastos, disse: “Doar uma área pública destinada à construção de um equipamento de lazer para a comunidade a um particular constitui-se numa tremenda imoralidade”.
Desde que tomou posse, o Prefeito Ivo Gomes (PDT), promete passar tudo a limpo, e logo terá que enfrentar mais essa denúncia de irregularidade que rodeia a administração pública.
Com informações do facebook do Gilmar Bastos