Blog do Célio Brito

Quase a metade dos prefeitos eleitos do Ceará não cursou faculdade


43% dos candidatos eleitos não têm nível superior. Entre os graduados há empresários, médicos, administradores e advogados

Leia mais...

Resultado das eleições municipais de 2016, mostra que 43% dos candidatos a prefeitos cearenses eleitos no primeiro turno não têm nível superior. Há 22% de empresários, 8% de administradores e advogados e 15% dos candidatos eleitos são médicos.

Conforme dados do site Divulgando, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Ceará foram eleitos no primeiro turno 78 candidatos que não possuem ensino superior, o que representa 43% do total de candidatos eleitos.

O professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Uriban Xavier, afirma que a política democrática pressupõe que todos que podem votar também podem se candidatar.

Nos dados do Tribunal Superior Eleitoral, é possível verificar ainda que 40 empresários foram eleitos no primeiro turno, o que representa 22% do total de eleitos. Os cearenses elegeram 14 administradores e 14 advogados.

Para o professor Uriban Xavier, esses números refletem a demora com que as lideranças comunitárias nas cidades e nos bairros levam para entrar na política. A classe médica está representada com 15 candidatos eleitos, o que representa 8% do total de vitoriosos no primeiro turno.

Com informações de João Ricart da Rede Jangadeiro FM
Postagem Anterior Próxima Postagem