Blog do Célio Brito

Vereadores de oposição se articulam para engessar aprovação do orçamento de Sobral.


"Antecipar as eleições de 2016 tentando me atingir, os vereadores da oposição acabam prejudicando a população mais carente que mais precisam do orçamento municipal" prefeito Veveu Arruda.


Leia mais...


Por Célio Brito


Nesta tarde de segunda feira (09), A Mesa diretora da Câmara Municipal de Sobral, realizam a 69ª sessão ordinária para votação em primeiro turno do Projeto de Lei nº 1918/15, e Mensagem nº 425/2015 de 30/09/2015 de autoria do executivo, que trata do Orçamento Municipal, que apresenta previsão tímida de crescimento para 2016.

O Chefe do Executivo, para preservar abertura de instrumento de gestão conhecido como “Janelas”, elevam rubricas no orçamento destinado para demandar e execução despesas, capaz de subsidiar as coordenações com status de secretaria, ligados diretamente ao seu Gabinete, tais como: o Comitê Municipal de Convivência com a Seca, Coordenadoria Especial de Políticas públicas de Juventude de Sobral (Coojuv). 

Isso evitaria quando uma das secretarias atinja o percentual destinado a execução de programas considerados essenciais à população não estaria amarrada a uma nova aprovação do Legislativo em pleno o período eleitoral.

Contudo, parlamentares da oposição se articulam para engessar a aprovação do orçamento na forma do projeto original, para tentar no pleno uma manobra de remanejamento do valor total para outras dotações já existentes por secretarias. 

Segundo o prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT), “Supor que essa manobra da oposição tenha um intuito de querer me atingir, será uma tentativa fracassada, pois não sou mais candidato já que eles querem antecipar as eleições de 2016. Lamento a postura dos parlamentares da oposição, pelos danos que podem causar a população mais carente que mais precisam do orçamento municipal e que saberão compreender no tempo certo essas manobras da oposição”. Disse o prefeito.

No entanto, a Comissão de Constituição Justiça e Redação analisaram e devem apresentar seu parecer durante a sessão sem emendas ao projeto original. No que deverá ter retirada do plenário para interromper a continuidade da sessão e prejudicar o projeto. 
Postagem Anterior Próxima Postagem