A Cerimônia de lançamento foi bastante prestigiada por diversos amigos e convidados, contemporâneos de Alencar.
Por Célio Brito
Em ato solene na última terça feira (10), no Museu do Ceará em Fortaleza, o cearense professor Adalberto Alencar, lançou seu livro “Na Estrada – Memórias de um menino nos tempos de Ditadura”, em coautoria com a jornalista e escritora Klycia Fontenele.
A obra, narra capítulos da infância e juventude do autor, marcadas pelos tempos ameaçadores da ditadura militar no País. Tendo experimentado a construção de relações e laços familiares entre o Ceará e na Europa, onde viveu no período duro da ditadura.
Para quem não se lembra de Adalberto Alencar, ele foi casado com a sobralense Genalda Azevedo, teve forte atuação no Instituto Regional de Desenvolvimento Comunitário – IDEC, da Prefeitura de Sobral, que desenvolvia assentamento familiar assistido no distrito de Jaíbaras no fim dos anos 80, período em que também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sobral.
O professor Adalberto Alencar, Também Fundou e presidiu a Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Fundação Cepema), com apoio da ONG sueca Terra do Futuro, de apoio a assistência técnica na área de agricultura ecológica onde manteve programas de educação ambiental no pólo experimental “Fazendo de Todos Nós”, em Almas Cariré.
A Cerimônia de lançamento foi bastante prestigiada por diversos amigos e convidados, contemporâneos de Alencar, que também vivenciaram a opressão da ditadura, bem como, por pessoas interessadas em resgatar as memórias do período no Brasil.
Com informações da ascom do Museu do Ceará