Blog do Célio Brito

Jogada política arrasta eleitores para o voto de protesto

Na foto o comentarista político Célio Brito, o vereador Márcio Sampaio de Senador Sá no cumprimento ao ao pré-candidato Sapateiro Lopes.

Baseado no voto de protesto, o que tem feito a diferença para o pré-candidato a vereador Sapateiro Lopes, que não dispensa explorar sua condição de deficiente físico e trabalhador humilde para alcançar o apoio popular. Que agora promete até vestir-se de palhaço para reforça ainda mais sua estratégia de marketing político.

Profissional autônomo o Sr. Francisco de Assis Lopes, 53 anos, conhecido popularmente como Sapateiro Lopes, trabalha numa tenda improvisada, sentado em um banco de madeira atrás de um balcão na calçada na rua Travessa Xerez nas proximidades da Agência Central dos Correios em Sobral.

O Sapateiro Lopes, enveredou para a política no ano de 2000 quando saiu candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), onde obteve a soma de 321 votos. Daí não parou mais, retornou a ser candidato em 2004, dessa vez pelo Partido Liberal (PL), onde obteve 894 votos. Já em 2008, pelo Partido Popular Socialista (PPS), numa linha crescente, obteve 1.288 votos. O que não ocorreu em 2012, quando obteve apenas 418 votos pelo Partido da República (PR). Na eleição passada, Lopes foi candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), onde obteve a soma 1.792 votos.

Suas atividades de campanha têm chamado a atenção devido ao uso de uma bicicleta equipada com duas radiadoras que sai pedalando pelos bairros soltando seus panfletos xerocados conquistando a simpatia dos seus eleitores. Que mesmo fora do tempo das propagandas políticas, utiliza datas comemorativas como às do dia das mães, das mulheres, das crianças e o natal, para levar mensagem de saudações pelas comemorações de épocas acompanhadas de bombom como um brinde.

Este ano, Lopes promete que será novamente pré-candidato para concorrer uma vaga de vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), onde anuncia que deverá incrementar ainda mais suas estratégias de marketing político, acrescentando uma veste de palhaço na sua ornamentação, para tocar ainda mais a população.
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