A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, após ser considerada foragida desde junho. Condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento em ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli estava na lista de difusão vermelha da Interpol e havia fugido para os Estados Unidos antes de se instalar na Itália.
A prisão ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades o paradeiro da parlamentar, que estava em um apartamento no bairro de Aurelio. A Justiça italiana tem até 48 horas para decidir se Zambelli será extraditada, solta ou colocada em prisão domiciliar. O governo brasileiro já formalizou o pedido de extradição.
A partir de agora, Zambelli enfrentará um processo judicial na Itália, que avaliará sua situação à luz dos acordos internacionais. Mesmo alegando perseguição política e reivindicando cidadania italiana, a parlamentar poderá ser devolvida ao Brasil para cumprir pena em regime fechado.