MrJazsohanisharma
Blog do Célio Brito

Adeus a Timóteo Albuquerque um ícone da luta sindical e comunitária

Faleceu neste domingo (27), Francisco Timóteo de Albuquerque, aos 93 anos, em Ouro Branco, Rafael Arruda. Ele era conhecido pelos mais íntimos como Chicó Bento, agricultor aposentado e liderança sindical, dedicou sua vida à defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e ao serviço comunitário. 

Timóteo foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral, durante longos períodos. Além de ter sido ministro da eucaristia e atuou nos movimentos pastorais da Igreja Católica, incluindo as Comunidades Eclesiais de Base, o Movimento O Dia do Senhor e a Pastoral da Terra.

Nos últimos anos, devido à idade avançada e problemas de saúde, Timóteo viveu de forma mais reservada em sua residência na zona rural. Mesmo afastado das atividades públicas, seu legado permaneceu vivo na memória daqueles que compartilharam sua trajetória de luta e dedicação. Sua influência na comunidade e no movimento sindical fez dele uma figura admirada e respeitada.

Seu corpo foi velado nesta segunda-feira (28), em sua residência, seguido por uma missa de corpo presente às 16hs, na Capela São José Operário, em Ouro Branco. Na sequência, o sepultamento no cemitério local, marcando a despedida de um homem que construiu sua história com trabalho, fé e compromisso com a justiça social.
Postagem Anterior Próxima Postagem