MrJazsohanisharma
Blog do Célio Brito

Um novo padre sobralense entra na história como venerável pela Igreja Católica

O Padre José Antônio Maria Ibiapina, nascido em 1806, conhecido como o "peregrino da caridade", foi reconhecido oficialmente em decreto assinado pelo Papa Francisco, o título de venerável que é reservado àqueles com virtudes heroicas que são dignos de veneração. As próximas etapas serão a beatificação e canonização que dependerá de milagres atribuídos à sua intercessão.

Padre Ibiapina, começou sua jornada no seminário de Olinda (PE), em 1823, mas precisou interromper os estudos devido à morte de sua mãe. Já em 1824, dedicou-se aos estudos jurídicos e após se formar em Direito, seguiu carreira jurídica e política, destacando-se como deputado e professor antes de renunciar à magistratura e à advocacia para atuar em defesa dos pobres. Ordenado sacerdote em 1853, dedicou-se a comunidades carentes do Nordeste, principalmente na Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ao longo de sua missão, Ibiapina fundou casas de caridade, acolhimento, escolas e hospitais, promovendo saúde, educação e formação religiosa. Durante a epidemia de cólera, seu trabalho incansável lhe rendeu admiração popular. Após anos de serviço, faleceu em 1883, deixando um legado de fé e caridade que hoje o coloca como inspiração na caminhada cristã.
Postagem Anterior Próxima Postagem