A Comissão de Pastoral da Terra da Diocese de Sobral, juntamente com a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde-Frecheirinha/CE, convida os leigos e ativistas do movimento pastoral para VIII “Romaria do Benedito Tonho” com o Tema: “Romper cercas e tecer teias: A terra a Deus pertence! (cf. Lv 25)”. Sendo aguardados romeiros e romeiras das diversas paróquias da região.
Romaria acontecerá no próximo sábado, dia 03 de agosto, a partir das 6h da manhã, e encerramento por volta das 12h com a Celebração Eucarística, sendo escolhido como local a Capela de Santa Luzia na Comunidade de Penanduba Coreaú.
Benedito Tonho foi um agricultor humilde, missionário do movimento pastoral, que lutava pela posse da terra contra o latifúndio e a grilagem, quando foi assassinado na década de oitenta, na comunidade Queimadas em Coreaú.
Na visão cristã renovada, são mártires todos aqueles e aquelas que dão sua vida na morte pelas causas do Reino, pela justiça, pela paz, pela solidariedade, pela ecologia, pela verdadeira promoção do próximo marginalizado.
A inspiração para a romaria foi o resgate a memória do mártir que viveu a radicalidade de Jesus, e tombou doando sua vida até a morte. Jesus no Evangelho os define categoricamente: a prova maior do amor é dar a vida por amor. Benedito Tonho, deu a vida como missionário entre seus irmãos agricultores na luta pela terra e pela vida dos outros. Pelo qual, a Diocese de Sobral realiza anualmente, no aniversário da sua morte. A romaria em sua memória.
Serviços
VIII Romaria do Benedito Tonho
Dia: 3 de agosto de 2024 – sábado.
Horário: Início às 6h com caminhada dos mártires até 12h encerrando com Celebração Eucarística e almoço partilhado.
Local: Comunidade de Penanduba – Capela de Santa Luzia – Paróquia de Frecheirinha.