O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PT), participou nesta terça-feira (12) do evento concorrido de anúncio da ampliação dos Institutos Federais (IFs) no Brasil, ao lado do presidente Lula (PT) e ministro da Educação, Camilo Santana (PT), senador licenciado pelo Ceará. Sua presença no evento mostrou força como pré-candidato a prefeito em Fortaleza.
Na ocasião, Evandro afirmou que havia feito uma reivindicação para que mais IFs fossem contemplados em Fortaleza. A capital cearense, que já possuía uma unidade, vai ser agraciada com mais duas. O Ceará, como um todo, vai receber seis novos campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O PT conta com cinco pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza: o presidente da Alece, Evandro Leitão, divide com outros quatro nomes a possibilidade de disputar o pleito deste ano pela legenda. A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, é a principal concorrente de Evandro.
O Diretório Municipal de Fortaleza, órgão a qual é de competência definir o candidato, deve apresentar dois terços dos seus integrantes, ou seja, 31 de 46, para que um dos cinco pré-candidatos seja o escolhido. Não havendo consenso, o órgão vai definir a escolha por meio das prévias, com encontros para retiradas de delegados que votarão pelo nome.