Blog do Célio Brito

Papa Francisco volta a abordar a questão das bênçãos a casais homossexuais

Em entrevista veiculada nesta quinta-feira (08), na revista Credere, publicada pelo Grupo San Paoloo, Papa Francisco volta à questão das bênçãos a casais "irregulares", incluindo os homossexuais, que geraram diversas reações polêmicas e reafirmou o princípio de acolhimento que fundamenta a missão pastoral da Igreja, conforme proposto pelo documento doutrinal Fiducia Supplicans.

Santo Padre repete o que já havia mencionado durante uma audiência ao Dicastério para a Doutrina da Fé que elaborou a declaração: "Eu não abençoo um 'casamento homossexual', abençoo duas pessoas que se amam e também peço que rezem por mim", explica o Pontífice. 

O Pontífice, também fala sobre os movimentos eclesiais e o envolvimento dos jovens em experiências pastorais, como aquelas em países do Terceiro Mundo ou latino-americanos, onde as pessoas são abordadas com uma linguagem "simples". Acrescentou ainda, que haverá um novo incentivo para uma maior presença feminina na Igreja, com nomeações de mulheres na Cúria, "A ministerialidade não é a coisa mais importante. mas a presença das mulheres é fundamental", conclui o Papa.

A revista celebra os dez anos de sua fundação, justamente por ocasião da eleição de Jorge Mario Bergoglio em 2013. Na entrevista, o Papa relembra os anos de seu pontificado entre confidências pessoais, como seus diálogos com os idosos ou as memórias de Buenos Aires, e temas da atualidade, incluindo o Jubileu, um "evento de graça" no qual é necessário "redescobrir o valor e a necessidade da oração".

Com informações do portal vaticannews (AQUI)
Postagem Anterior Próxima Postagem