Moradores da Praia do Preá, localizada no município de Cruz, Ceará, estão em alerta devido ao crescimento de construções potencialmente prejudiciais ao ecossistema local. Constantes eventos e festas, patrocinados por grandes empresas, têm gerado lixo, barulho e impacto ambiental significativo, com movimentação de dunas e desmatamento sem estudos de impacto ambiental.
Lideranças comunitárias e empresárias locais denunciam a construção de pousadas e condomínios na região sem a realização de estudos de impacto ambiental adequados. A grande preocupação está no curto espaço de tempo na emissão das licenças ambientais pela Prefeitura, sem uma análise criteriosa da sensibilidade ecológica do local e os resíduos poluentes gerados pelo grande fluxo de pessoas presentes.
As atividades de construção, que incluem desmatamento e concretização, estão causando perturbações significativas, como ruídos em horários inapropriados, afetando negativamente o turismo sustentável, uma das principais fontes de renda da região.
O Ministério Público Federal foi acionando, mas ainda não deu vazão a denúncia. Com isso, a comunidade local espera uma solução que possa preservar e desenvolver a região de forma sustentável, respeitando o equilíbrio entre desenvolvimento humano e conservação ambiental.