Blog do Célio Brito

Por que Faustão recebeu coração poucos dias após entrar na fila

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo divulgou, na noite de hoje (27), mais informações sobre o apresentador Fausto Silva, que passou por um transplante cardíaco neste domingo.

Com o tipo sanguíneo B, presente em apenas 10% da população brasileira, Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração entre 12 pacientes compatíveis. Segundo o Ministério da Saúde, o apresentador, que tem 74 anos, foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde, que era considerado muito grave.

O órgão foi oferecido para a equipe médica de Faustão durante a madrugada de hoje, após o primeiro nome da lista recusar o coração. “A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", destacou em nota a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

O sistema de doação de órgãos no Brasil é um dos mais justos e igualitários do mundo, sendo 100% público, bem documentado e organizado. De acordo com números da Central, a espera por um transplante de coração dentro do tipo sanguíneo B é de 1 a 3 meses.

Disseminar essas informações é importante para que o sistema siga funcionando bem e para incentivar as pessoas a doarem seus órgãos. Seja doador. Basta falar com sua família, converse com seus amigos. É um gesto que pode ajudar tanta gente.
Postagem Anterior Próxima Postagem