O translado do corpo do 1º tenente da Aeronáutica, Eng. Aeroespacial Ronaldo Chaves Reis (26 anos), ocorre logo após as cerimonias oficiais na base da Força Aérea Brasileira (FAB) em São Paulo, e deve pousar em Sobral, nas primeiras horas da noite de segunda (29), onde segue para o salão de velório no Jardim Eterno, na saída para Tianguá, onde será o sepultamento às 7 horas da manhã de terça-feira (30).
Ronaldo Chaves passou mal quando participava de maratona na manhã de Domingo (28), embora ele tenha recebido atendimento médico imediato e uma ambulância tenha chegado ao local, ainda assim não resistiu. Sendo confirmado seu óbito horas mais tarde no hospital.
Ronaldo era filho do casal de professores da rede estadual de ensino, Sandra Maria Chaves (Diretora Escolar da EEFM DR João Bibeiro Ramos) e Professor Antônio Luiz Sampaio. Natural de Ipueiras-CE, tendo residido sua adolescência e início da vida adulta em Sobral, de onde seguiu para estudos no Curso de Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde ingressou aos 15 anos, rompendo a marca de ser o primeiro aprovado mais jovem a ingressar a academia.
Atualmente cursava Mestrado na Área de Propulsão Aeroespacial e Energia, trabalhando no desenvolvimento do Motor Foguete a Propelente Líquido L75. Seus pais, além da atuação na educação pública, são destacados militantes políticos e dirigentes do PCdoB em Sobral.