Durante o Encontro Cidade Viva, ocorrido nesta terça-feira (10), na Escola de Saúde Pública de Sobral, a governadora Izolda Cela, apresentou os eixos do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), e fez um balanço do Ceará Pacífico em Sobral. Com a participação do governador eleito Elmano de Freitas, que garantiu que o Ceará Pacífico e o PReVio terão maior investimento a partir de 2023.
O PReVio integra o Pacto por um Ceará Pacífico, instituído pelo Governo do Estado do Ceará em 2015, como uma política pública intersetorial e interinstitucional entre os órgãos e instituições que atuam na Segurança Pública e na Rede de Proteção Social, na perspectiva da corresponsabilização institucional e social pela problemática da violência no estado do Ceará.
O PReVio está sendo levado para os dez municípios mais populosos e que concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará e Sobral é um destes. O Programa que conta com um investimento de US$ 65 milhões (cerca de R$ 345 milhões) e tem como estratégias o incentivo a ações que fortaleçam o planejamento e a gestão municipal da segurança e contribuam para a prevenção comunitária da violência, incluindo a violência doméstica, de gênero e juvenil, com estimativa de beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+.
Estiveram também no evento, a prefeita em exercício do município, Christianne Coelho, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargadora Nailde Pinheiro; a Defensora Geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas; o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, que representou o titular da SSPDS, Sandro Caron; a assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia; e demais autoridades.