O presidente da Câmara dos Vereadores de Sobral, Vereador Vicente de Paulo Albuquerque – Paulão (PSD), convocou na sessão do Plenário desta segunda-feira (10), eleição para o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora.
O ato é decorrente da decisão que tornou vago o cargo de 2º secretário, após a cassação por decisão da justiça eleitoral do mandato do vereador Claiton Prado (PSL), que ocupava o cargo na Mesa Diretora.
Porém, não houve candidaturas avulsas para esse lugar na Mesa, uma vez que por decisão do Presidente Paulão, permitiu que o bloco de oposição, por representação indicasse um membro para o cargo, sendo indicado o Vereador Johnson do Jordão (MDB).
Por sua vez, surgiu uma nova articulação do vereador Marlon Sobreira, que flerta concorrer a Presidência da Casa, numa chapa com o bloco de oposição, apresentando requerimento de plenário exigindo o cumprimento do regimental da participação por proporcionalidade do tamanho das bancadas dos partidos que ocupem os cargos na Mesa Diretora e Comissões Técnicas. Sendo negado expressamente pelo presidente, o requerimento.
Nesse embate, o Vereador Júnior Balreira, fez uso da Tribuna e questionou a posição do presidente, em negar o expediente do vereador, que segundo ele foi de forma arbitraria. Logo na sequência, rogou uma "Questão de ordem" para que o presidente colocasse em plenário a votação do requerimento negado, sendo que o mesmo deu por encerrada a Sessão.