Mais uma vez, o devoto Manoel Mathias, figura pitoresca e amável do bairro Dom Expedito, saiu nesta segunda-feira (15), em peregrinação nas ruas do bairro, com seu manto, buque de ramos verdes e arruda, balaios cheios de flores coloridas para ser entregues aos moradores que encontra no caminho. Uma tradição que mantem de longas datas.
Ela não é da umbanda ou candomblé, mas é encantado pela devoção do orixá que no sincretismo religioso também é celebrado a festa de a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus. De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria de Nazaré, que esteve presente na vida, perseguição e morte de Jesus, também ascendeu ao céu após a sua morte.
Em Sobral, com apoio da Prefeitura de Sobral, por meio a Secretaria dos Direitos Humanos, os povos de terreiros da região realizaram no início da noite a 1ª Festa de Iemanjá em Sobral, no anfiteatro da Margem Esquerda do Rio Acaraú, com danças, afoxé, poemas, islã, pontos e saudações aos orixás onde reuniu simpatizantes da cultura das tradições de raízes africanas.
No Ceará, o dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado municipal na cidade de Fortaleza, pelo fato de ser considerada a padroeira da capital cearense.