O Ceará fez história dentro do movimento de homens trans e transmasculines do Brasil, no encontro nacional de reestruturação do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT), realizado último dia 27 de novembro de 2020, quando quatro cearenses passaram a compor cargos na direção nacional. Entre eles, o sobralense Rogers Sabóia, agente técnico do Núcleo da Diversidade Sexual da Coordenadoria dos Direitos Humanos de Sobral.
Rogers Sabóia é Formado em Pedagogia e especialista em Gestão de Pessoas, além de um grande militante da causa de homens trans e transmasculines desde 2015 por alguns movimentos como o FONATRANS (Fórum Nacional de Negros e Negras Travestis e Transexuais). Ajudou a construir a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para LGBT’s, em 2016. Foi um dos fundadores da Associação Transmasculina do Ceará (Atrans-ce), que possibilitou ele seguir novos passos na sua nova missão de organizar em todo o Nordeste a puta em defesa dos direitos da população trans.
Segundo Rogers, “Precisamos dar voz e vez aos meninos trans que precisam muito mais do que apenas respeito. Precisam de oportunidades e acesso às políticas públicas”. Defende.
O novo membro do IBRAT, terá a missão inicial de tirar do papel o I Encontro de Homens Trans e Transmasculines do Ceará, com a previsão de acontecer entre os meses de fevereiro e março de 2021, a ser pactuada com a Coordenação Geral do Instituto.
Saiba que são os quatro cearenses na direção nacional do IBRAT
Kaio Lemos: Atual presidente da ATRANS-CE, foi eleito o Coordenador Geral Nacional;
Sílvio Lúcio: foi eleito Tesoureiro;
Enzo Gomes: foi eleito Coordenador de Comunicação;
Rogers Sabóia: foi eleito Coordenador da Região Nordeste.