O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), concedeu na tarde desta terça-feira (29), uma entrevista exclusiva ao Programa Izaías Nicolau da Rádio Tupinambá FM, onde anunciou a defensora pública Emanuela Leite para a pasta da Segurança e Cidadania. Emanuela Leite chega à pasta para substituir o Coronel Erlânio Matoso, que deverá assumir outras tarefas no Governo do Estado.
Pelos os esclarecimentos do prefeito Ivo Gomes, “a orientação é que a secretaria tenha um novo perfil que priorize humanização dos serviços da Guarda Municipal, agregando ações de prevenção com mediação e conciliação de conflitos, no qual a gestão oferecerá igual ou superior importância que as questões repressivas”. Disse.
No entanto, percebe-se que o prefeito utiliza da sua discricionariedade para orientar o novo perfil da Guarda Municipal, que seja menos repressiva e mais humanizada, além de se distanciar das características militarizada. Nessa nova fase, cabe a Guarda Municipal, fazer o papel de Polícia Comunitária de proximidade com a comunidade que é sua característica por natureza.
Emanuela Leite, será a primeira mulher a ocupar o cargo, que geralmente era ocupado por pessoas ligadas a Polícia Militar. Apesar das suas novas tarefas, também cuidará da atuação ostensiva da Guarda Municipal, da segurança patrimonial, do mobiliário público, das praças, dos parques, avenidas e vias. Além do vídeomonitoramento, defesa civil e cidadania.