A travesti sobralense Wescla Vasconcelos, Pedagoga e Mestranda na Universidade Federal Fluminense UFF, defendeu nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro, o exame de qualificação da sua dissertação do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da Instituição. Intitulada: a luta política cultural de artistas travestis e transexuais no cenário do Rio de Janeiro.
Wescla Vasconcelos é Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral (CE). Além de ser uma Militante das Causas em Defesa de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTQI+).
Viveu no distrito de Aracatiaçu, nascida numa família de 4 irmãos, filha de pais agricultores e analfabetos, sempre estudou em escola e universidade pública. Com a sua conquista, ela mostra que a população LGBTQI+ podem ocupar o lugar que quiserem numa sociedade que preze pelo respeito às diferenças e que ofereça oportunidades iguais a todos e todas.
A mestranda pediu sorte e externalizou, “Enquanto 90% de minha população trans luta para sobreviver na prostituição e sem acesso a direitos básicos assegurado para a grande maioria, estamos abrindo caminhos para um futuro com a educação que mude realidades dadas como naturais e imudáveis como essa”. No trabalho, teve orientação da Profª. Dra. Adriana Facina e co-orientação da Profª. Dra. Jaqueline de Jesus.