Blog do Célio Brito

A luta pela representatividade das mulheres nas Câmaras Municipais

O período eleitoral aponta para o desafio das mulheres em garantir sua representatividade efetiva na política, e isso faz parte da luta histórica de muitas guerreiras que ousaram a desafiar o sistema para garantir o respeito e a igualdade de participar da política. 

Nesse sentido, busco a memória da ex-vereadora Socorro Carneiro (PT), primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores no Ceará, em 1988 no município de Frecheirinha. Após a eleição dela, o partido voltou a eleger outras vereadoras em 1996: Raimunda Cleide Fontes (Choró) e Luizianne Lins (Fortaleza). O registro destina-se em dar relevância os importantes avanços para as mulheres, que até então estavam em posição de inferioridade e submissão em relação aos homens. 

Socorro Carneiro, teve forte atuação nas Pastorais da Igreja Católica, nos movimentos populares, nas lutas feministas que foi uma característica que marcou sua trajetória, juntamente com importantes interlocutoras das lutas pela reforma agrária travadas à época, com Benedito Tonho (Assassinado), Padre Mesquita, principal articulador das lutas populares. 

Porém, no que tange os dias atuais a representatividade das mulheres na política, ainda se encontra muito distante do desejado. Mesmo com os avanços conquistados, muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem candidatas, eleitas para terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Embora existam cotas eleitorais de participação para as mulheres, esse mecanismo pouco tem contribuído para aumentar a participação das mulheres na política. 

Diante desse cenário, algumas inversões de posições estão sendo apresentado por alguns vereadores de Sobral, que estão saindo e apresentando suas esposas com a finalidade de contribuir para a inclusão e a representatividade das mulheres no parlamento municipal. No entanto, esperamos que essas candidatas que se inscreverem na lista de cotas partidárias não sejam consideradas candidatas laranjas como ocorreram recentemente em escândalo nacional. 

Vários partidos estão mobilizados para apresentarem suas chapas com as cotas de mulheres com o objetivo de contribuir para uma maior igualdade entre homens e mulheres no processo eleitoral.
Postagem Anterior Próxima Postagem