O Grupamento da Ronda Escolar, vinculado a Guarda Civil Municipal de Sobral, realizou na tarde desta quinta-feira (23), na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Jose Ermírio de Moraes, um diálogo entre os estudantes para a construção da paz e superação da violência escolar, como parte da programação do Projeto de Intervenção Pedagógica da escola, para a prevenção e o enfrentamento a violência.
Na ocasião, os facilitadores e formadores em práticas restaurativas da Ronda Escolar, subinspetores Flávio, Célio e França, que vem atuando nas escolas da rede pública municipal de ensino, abordando pedagogicamente temas que geralmente impulsionam a violência escolar, como bullying, gênero, convivência, valores, respeito e projeto de vida. Com a proposta de disseminar a conciliação como principal ferramenta na solução de conflitos escolar.
Baseada nesse princípio, a Justiça Restaurativa na Escola é uma forma alternativa ao sistema tradicional de Justiça e visa prevenir a violência e a criminalidade nas relações do contexto escolar, por meio de resolução de conflitos de forma construtiva e pacífica.
O projeto é fruto de uma parceria interinstitucional que envolve a Secretaria da Cidadania e Segurança e a Secretaria da Educação (SME). Contou com a participação da diretora Elaine Rocha, coordenadora Jane e professoras Clara de Assis, Crisleyane, Elaine, Elizabete, Ivânia, Geísa, Gina, Janieila, Luciana e Samyla que coordenam o projeto.
Serviços
Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec)
Rua Engenheiro José Figueiredo, nº1035 na Cohab I/Sobral
Atendimento: Segunda a Sexta, das 8 às 12hs /13 às 17hs
Contato: (88) 3611 5695