Blog do Célio Brito

Ronda Escolar colabora para a implantação da Cultura de Paz no ambiente escolar

A Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (Sesec), através da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS), conta com o Grupamento do Ronda Escolar, para auxiliar no atendimento as unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino: Creches e Escolas de Ensino Fundamental. Com ações que consiste na promoção da segurança e cidadania para a comunidade escolar, com visitas diárias e patrulhamento no entorno das escolas. 

Entre os serviços ofertados pela a Ronda Escolar da Guarda Municipal de Sobral, constam de uma série de Palestras que envolvem temas transversais como a Drogadição, Bullying, Prostituição, Exploração sexual, Exploração ao trabalho infantil, protagonismo juvenil e Meio Ambiente. Além de proporcionar justiça restaurativa para o fortalecimento da cultura de paz nas escolas municipais e na comunidade local, com a implantação dos “Círculos de Paz” para solucionar conflitos. 

Nesse sentido, o Grupamento da Ronda Escolar, Programa da Guarda Municipal, participou nos dias 23 a 25 de julho, do Curso de Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa, promovido pela Vice-Governadoria do Estado do Ceará, como parte das ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”.

A estrutura da Ronda Escolar conta com uma viatura exclusiva, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 17:30 horas, sob a Coordenação do Subinspetor Flávio, auxiliado pelo Subinspetor Célio e Guarda França, que atende uma média de 10 escolas por dia, numa programação variada dessas visitas, durante toda semana. 

Serviços 

Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec)
Rua Engenheiro José Figueiredo, nº1035 na Cohab I/Sobral 
Atendimento: Segunda a Sexta, das 8 às 12hs /13 às 17hs.
Contato: (88) 3611 5695
Postagem Anterior Próxima Postagem