Blog do Célio Brito

Romaria do Benedito Tonho reuniu centenas de pessoas da região

Centenas de romeiros e romeiras das diversas comunidades da Paróquia de Frecheirinha e região do Vale do Coreaú, participaram no ultimo domingo (05), da 5ª Romaria do Benedito Tonho, na Comunidade de Penanduba. Este ano, a romaria teve como tema: Ternura e Resistencia! 

A Romaria ao Mártir Benedito Tonho, foi um resgate a memória que viveu a radicalidade de Jesus, dando sua vida em nome da justiça e da superação da violência na luta pela terra, pela água e por direitos e pela vida dos outros. Foi uma forma de juntar num mesmo ato a tradição da caminhada e a celebração da vida e da mística profético revitalizadora das pastorais sociais. 

Benedito Tonho foi um agricultor humilde, casado, pai de dois filhos, era ativista do movimento pastoral e pela terra (MST), sindicalista, que lutava pela posse da terra, trabalho, pão e por uma vida digna com alegria, quando foi assassinado por grileiro e latifundiário na década de oitenta, na comunidade Queimadas em Coreaú. 

Entre os nomes lembrados na romaria, Padre Mesquita, Veveu Arruda, Dona Mazé, Benedito Lourenço e Paulo Marques. Esses religiosos e leigos que foram parceiro de Benedito Tonho na luta e são símbolos na defesa das causas da terra, dos pobres e das mulheres marginalizadas. 

Durante a programação, acorreu um café comunitário de acolhida aos romeiros, mística, palestras, debates, lançamento do Caderno de Conflito da CPT, almoço partilhado, apresentações culturais de resistência e lutas, caminhada e celebração eucarística com os Padres Denílson e Padre Magalhães. 

Participaram caravanas, as Paróquias de Santana do Acaraú, São Paulo Apóstolo, Círculo Bíblico Nossa Senhora de Fátima, Taperuaba, Pacujá, Coreaú com representações de mais de 30 comunidades Eclesiais de Base.
Postagem Anterior Próxima Postagem