Blog do Célio Brito

Governadores petistas se reúnem em Belo Horizonte e cogitam apoio a Ciro Gomes

Os cinco governadores do PT vão se reunir nesta quinta-feira, 16, em Belo Horizonte (MG), para discutir o cenário político após a prisão do ex-presidente Lula. Na pauta informal, será como o petismo vai se posicionar no processo eleitoral. 

O anfitrião do encontro, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), recepciona os governadores Tião Viana (AC), Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE) e Wellington Dias (PI), onde já começa a admitir, a hipótese de aliança em favor da candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT). 

Outros governadores do campo da esquerda, como Flávio Dino (PCdoB-MA) e Rui Costa (PT/BA), já manifestaram publicamente simpatia por uma aliança com Ciro. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT/CE), ainda não fez declarações públicas, mas nem precisa, uma vez que ele é visto como muito mais cirista do que petista. 

Toda essa movimentação contraria a cúpula petista que reafirmou na ultima segunda-feira (14), a decisão de lançar a candidatura de Lula, ainda que ele esteja preso. 

Para os dirigentes do PT, Lula deixou claro em carta enviada ao partido, sua pretensão de disputar. Na carta, o ex-presidente afirma que a desistência soaria como confissão de culpa quando ele se diz inocente. 

Dirigentes petistas afirmam ainda que apoiar outro nome no momento em que não foram esgotados todos os recursos legais em defesa de Lula seria uma traição.

Com informações da Folhapress
Postagem Anterior Próxima Postagem