Blog do Célio Brito

Partido de Michel Temer foi o que mais acumula baixas com a janela partidária

Pouco mais de uma semana após o início da chamada janela partidária – período em que os deputados podem trocar de partido sem risco de perder o mandato. O MDB do presidente Michel Temer, é o que acumula mais baixas. 

De acordo com levantamento do Congresso em Foco, até a última sexta-feira (16), foram sete desfiliações e nenhum ingresso até o momento. Dessas, cinco são de deputados do Rio de Janeiro, que abandonaram a sigla em meio ao desgaste provocado pelas condenações do ex-governador Sérgio Cabral, pelas denúncias contra o governador Luiz Fernando Pezão e pela grave crise financeira que atinge as contas do estado. 

Pela legislação eleitoral, de 8 de março a 6 de abril, deputados podem sair das legendas pelas quais foram eleitos para se filiar a outras siglas sem correr o risco de ter o mandato reivindicado na Justiça por infidelidade partidária. A brecha legislativa, criada para contemplar as pretensões dos políticos em ano eleitoral, deu início a um “leilão” de parlamentares na Câmara. 

Contudo, outros nomes ainda avaliam o seu futuro político e mantêm reserva sobre as negociações em andamento.

Com informações do congresso em foco
Postagem Anterior Próxima Postagem