Blog do Célio Brito

Lamentável: Morreu em Sobral, o alagoano pós-doutor que era referência nos estudos do Bolsa Família

Foi em União dos Palmares, às margens do rio Mundaú, que nasceu de família humilde, o alagoano Fernando Antônio da Silva, 26 anos, doutor na área que mais gostava Geografia. Completaria 27 anos no dia 31 de março. Com pouca idade, mas já era uma das principais referências nos estudos sobre o Bolsa Família em Alagoas e com futuro promissor na Geografia brasileira.

Estava no Ceará, na cidade de Sobral, em um estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual Vale do Aracaú (UVA), quando se sentiu mal no ultimo domingo (04), e morreu de um infarto na pousada que estava hospedado.

Fernando fez mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estava no pós-doutorado pela UVA. Parte de sua história de vida virou objeto de estudo. Ele buscou entender o funcionamento do programa Bolsa Família na região canavieira de Alagoas.

Estudante dedicado, sempre teve ampla atuação em pesquisas acadêmicas. Em seu currículo, atuava nos temas: pobreza, cidadania, circuitos da economia urbana, políticas de transferência de renda (especialmente no Bolsa Família), urbanização e globalização e regionalização. Era referência, em Alagoas, nos estudos de Milton Santos (1926-2001), brasileiro de referência internacional nos estudos de urbanização nos países em desenvolvimento. 

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) declarou luto oficial por três dias pelo falecimento do estudante egresso Fernando Antônio da Silva. O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, emitiu nota lamentou profundamente a perda do jovem pesquisador e tomou todas as providências junto à UVA, para o translado do corpo do estudante.
Postagem Anterior Próxima Postagem