Considerado um dos patrimônios históricos da cidade e tombado pelo órgão de preservação federal (Iphan), o prédio da antiga Estação Ferroviária de Sobral, receberá obras de restauro para abrigar a nova Escola de Artes Visuais. O anúncio foi feito pelo Prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), na sua conta do facebook na noite de quarta-feira (27).
A edificação original foi construída em 1882, para abrigar a Estação Ferroviária da cidade, que influenciou no desenvolvimento da região e permaneceu ativa com movimentação de trens de passageiros e trens de cargas até 1988, quando os trens de passageiros foram desativados, restando somente os trens cargueiros.
Atualmente, parte das instalações está em completo abandono e depredada por moradores de rua e usuários de drogas. Além da área de entorno servir para depósito de lixo doméstico e descartes de materiais de construção. Só uma pequena parte do prédio serve tão somente como depósitos de cargas e oficinas para consertos das máquinas.
Com a reforma, a cidade ganhará um belíssimo espaço para uso coletivo da cidade, muito importante para preservar a cultura, com o prédio todo restaurado as fachadas, esquadrias e pinturas ornamentais, além de todos os ambientes internos, totalmente recuperados e adaptados para receber pessoas com deficiência.
Simultaneamente, também será restaurado um Casarão na esquina com o Arco do Triunfo, bem ao lado da pizzaria Flanas, onde irá abrigar o Centro de Informações Turísticas de Sobral.
De acordo com o anúncio do prefeito, os projetos estão devidamente aprovados e já estão sendo licitados com processo em curso para tão logo concluído ser dado ordem de serviço.