Blog do Célio Brito

Sancionada lei que garante vagas para estudantes de escolas públicas no ensino superior do Ceará

Foi sancionada, nesta terça-feira (17), pela governadora em exercício do Estado do Ceará, desembargadora Iracema Vale, a lei que institui o sistema de cotas nas instituições de ensino superior do Ceará. 

A partir de agora, o sistema adotado será semelhante as universidades federais, metades das vagas de cada vestibular serão destinadas a estudantes que comprovem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais, entretanto, não haverá cotas raciais, como acontece nas instituições federais.

Segundo destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, Inácio Arruda, a nova lei permitirá o acesso das camadas mais importantes da população à universidade.

Vale destacar que algum curso da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como por exemplo, a graduação em Direito tem a grande maioria dos alunos oriundos do ensino privado, a sanção dessa lei irá mudar bastante o perfil dos graduandos da área.

O próximo vestibular da UVA deve acontecer entre março e abril, onde são esperadas cerca de 900 vagas para mais de 20 cursos.
Postagem Anterior Próxima Postagem