O prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes, divulgou, nesta segunda-feira (26), no programa do Izaías Nicolau, mais três nomes de secretários que vão compor a sua gestão, a partir de janeiro de 2017.
Os titulares que ficarão à frente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, da Secretaria da Ouvidoria, Controle Interno e Gestão e Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente são, respectivamente, Marcos Villas-Bôas, Inácio Ribeiro Neto e Marília Ferreira Lima.
Contudo, Ivo Gomes também anunciou reforma administrativa da Prefeitura Municipal, já na primeira quinzena de janeiro, após sua posse enviará projeto de lei para Câmara Municipal reduzindo o número de secretarias de 15 para 12, o que representará uma economia de cerca de R$ 2,5 milhões por ano aos cofres do município.
Com a reforma, a Secretaria da Gestão e a Controladoria e Ouvidoria serão fundidas e vão ser transformadas na Secretaria da Ouvidoria, Controle Interno e Gestão. Haverá, também, a junção da Secretaria da Cultura e do Turismo com a Secretaria do Esporte, passando a ser chamada de Secretaria da Cultura, Esporte, Lazer e Juventude. Já a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico terá o nome e funções alteradas para Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com absorção das atividades da Secretaria da Agricultura e Pecuária, que será extinta.
Além disso, as secretarias de Conservação e Serviços Públicos, de Urbanismo e de Obras serão transformadas na Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, por sua vez, será modificada para Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social. Por fim, uma nova secretaria será criada, a de Finanças.
De acordo com o projeto, serão extintos da estrutura do governo três cargos de secretários municipais e mais 20 cargos de secretários adjuntos e executivos, além de outros cargos comissionados.
Confira a nova formação das novas Secretarias Municipais de Sobral:
1. Chefia de Gabinete do Prefeito
2. Procuradoria Geral do Município
3. Secretaria da Ouvidoria, Controle Interno e Gestão
4. Secretaria das Finanças
5. Secretaria da Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos
6. Secretaria da Segurança Cidadã
7. Secretaria da Educação
8. Secretaria da Saúde
9. Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente
10. Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social
11. Secretaria da Cultura, Esporte, Lazer e Juventude
12. Secretaria do Trabalho, Inovação e Desenvolvimento Econômico
Com informações do portal sobralemrevista