Blog do Célio Brito

Vereadores de oposição se articulam para não perder comando da Câmara Municipal

Seguem intensas as movimentações para a eleição da próxima mesa diretora da Câmara de Vereadores de Sobral

Leia mais...

Se do lado do prefeito eleito Ivo Gomes (PDT) há pelo menos três candidatos à presidência da Câmara Municipal de Sobral, pelo lado da oposição, que tem se articulado nos bastidores, o número de pretendentes é mais modesto de apenas um, apesar de ser maioria (11 contra 10). Os nomes que despontam são dos vereadores Junior Balreira (PMDB) atual 1ª secretário da casa, e pelo PDT, Paulo Vasconcelos, Carlos do Calisto e Itamar Ribeiro. 

A frente de oposição liderada pelo grupo do deputado federal, Moses Rodrigues (PMDB), derrotado na última eleição municipal, cuja bancada eleita soma dez vereadores, buscam garantir o 11º voto do professor Cleiton Prado (PSL), eleito noutra frente de oposição liderada por Guimarães (PSDB), que inclusive já realizaram encontro para fechar os acertos. 

Mas, como sabemos do desgaste do grupo de Moses Rodrigues (Canoa), com o de Guimarães (Azuzim) é muito grande devido às diversas manobras utilizadas por Moses Rodrigues, durante a eleição para aniquilar com a candidatura de Guimarães e seus aliados. Resultou, na confirmação de acordo do vereador professor Cleiton Prado (PSL), com a bancada da situação ao fechar aliança com o prefeito Ivo Gomes, para dar sustentação na Câmara Municipal.

Por outro lado, o prefeito Ivo Gomes, vem anunciando que não deseja interferir na sucessão da Mesa Diretora da Câmara Municipal, por entender que se trata de uma questão interna. Mas adiantou que defende uma composição eclética que contemple os partidos com maior representação do Parlamento, cabendo ao seu partido à presidência, por ter a maior bancada.

Sobre a definição do nome, preferiu não se posicionar deixando livre a sua bancada para que entre seus pares se articulem com total autonomia para arregimentar os apoios necessários para garantir os votos que decide os destinos de quem deve conduzir o poder legislativo.

Segundo as especulações de pessoas que vivem esse bastidor da política, o atual presidente Zezão Ibiapina (PMDB), que alardeia não mais postular o comanda a Casa, por não ter os votos suficientes. Já se articula à surdina com o vereador Itamar Ribeiro, potencial candidato da base governista para fazê-lo presidente, em troca de espaços na 1ª secretaria e nas comissões temáticas da Casa, com votos da oposição. 

Os outros dois nomes Paulo Vasconcelos e Carlos do Calisto vêm trabalhando nos bastidores para consolidarem suas candidaturas e ganha mais musculatura para vencer a eleição. Mas se no percurso houver divergência e não contar com a aproximação do PMDB, o nome de consenso poderá ser mesmo do vereador Itamar Ribeiro, com destaque para a 1ª secretaria que deverá ficar entre os parlamentares do PP.

Os próximos dias serão cruciais para ver quem ganha mais apoio mostrando ter mais condições de vencer a eleição.
Postagem Anterior Próxima Postagem