As cidades da Serra da Ibiapaba correm grande possibilidade de um colapso no abastecimento d’água ainda este ano de 2016.
Leia mais...
A situação do Açude Jaburu I, que abastece mais de 300 mil pessoas na Serra da Ibiapaba não é nada confortável, com apenas 16,10% da sua capacidade, uma marca histórica negativa.Veja (Aqui)
Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Jaburu I continua diminuindo o seu nível a cada dia que passa no que pode gerar um colapso iminente no abastecimento de água de toda a região. A situação é o reflexo do mau uso e desperdícios, do calor escaldante e das chuvas que já não caem com regularidade.
O reservatório agoniza, mas, segue valente, sendo usado não só para o consumo humano, mas também, para o setor produtivo, como o agronegócio, que tem na água um dos insumos imprescindíveis para a manutenção dos seus negócios.
Entretanto, a população muitas vezes faz uso inadequado da água, lavando calçadas e carros sem demonstrar nenhuma preocupação com devido racionamento programado para o consumo doméstico. Além do mais, 55% do volume de água é destinado aos empreendimentos agrícolas instalados nas margens do reservatório que comprometendo ainda mais o Açude.
Sem prognóstico definido, a Funceme alerta que o quadro da estiagem tende a se intensificar até dezembro no estado, pois as chuvas neste período quase não ocorrem, e com a radiação solar elevada nesta época do ano traz mais calor e conseqüente evaporação para os açudes já em níveis críticos. Restando portanto, uma grande mobilização da população para fazer uso racional e sustentável deste importantíssimo líquido.
Com informações do portal ubajaranoticias