O ex-presidente Lula assume a Casa Civil, em substituição ao ministro Jaques Wagner, e ficará responsável também pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.
Leia mais...
Após muita especulação e ansiedade, o ex-presidente acertou com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira 16 sua ida para a Casa Civil. Ele substituirá o ministro Jaques Wagner, mas com poderes ampliados.
Lula ficará responsável, além das responsabilidades da pasta, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.
A indicação ganhou força após a etapa da operação Lava Jato que realizou uma condução coercitiva do ex-presidente no início deste mês. O pedido de prisão, por parte de três promotores do MP de São Paulo, e a decisão da Justiça de encaminhar o processo para o juiz Sérgio Moro, também influenciaram a decisão.
No governo, Lula terá a missão de reaglutinar os aliados do governo, sobretudo o PMDB, que, no último final de semana, aprovou uma resolução que estabeleceu prazo de 30 dias para que a sigla decida se continuará ou não na base governista. Atualmente, o PMDB tem sete ministérios na administração federal.
Reprodução das agências de noticias.