São pelo menos quatros pré-candidatos já trabalhando pelos partidos em Sobral, para disputar prefeitura deste ano. As articulações andam a todo vapor.
Leia mais...
As negociações para as eleições municipais deste ano já começaram, onde nos bastidores articulam com aliados e sua base eleitoral para se viabilizarem.
A campanha eleitoral oficial ainda não começou, mas segundo o editor do blog do CB, a corrida para ocupar a principal cadeira do Passo Municipal, sede da prefeitura de Sobral, esquentou no segundo semestre de 2015, com a cooptação de vereadores, suplentes e lideranças, que optaram por mudar de partidos saindo da base de sustentação do prefeito Veveu Arruda(PT), para os braços da oposição.
Veja lista dos possíveis pré-candidatos:
Ivo Gomes (PDT);
Deputado Estadual no seu terceiro mandato, tendo iniciado sua carreira política em Sobral, onde foi chefe de gabinete da Prefeitura e Secretário de Desenvolvimento da Educação, durante os mandatos de seu irmão Cid Gomes como prefeito. Também nos últimos 9 anos, assumiu sucessíveis vezes cargos de primeiro escalão no governo do estado como Chefe de Gabinete do seu irmão ex-governador Cid Gomes e depois a Secretaria das Cidades no governo do Camilo Santana. Tendo antes, uma breve passagem como Secretário da Educação de Fortaleza, no início da Gestão do Prefeito Roberto Cláudio. Deputado Ivo Gomes, é irmão de Cid, Ciro, Lúcio e Lia Gomes, soa como o candidato natural a sucessão do prefeito Veveu Arruda, que vem constantemente anunciando.
Dr. Guimarães (PSDB);
Advogado, Economista e Procurador federal, ex-suplente de deputado estadual, Dr. Guimarães, que também é ex-partido Verde, agora preside o diretório municipal do PSDB, onde se apresenta como a nova aposta do senador Tasso Jereissati (PSDB), para desbancar o ciclo de poder do grupo dos “irmãos Ferreira Gomes” que governa o município de Sobral, desde 1996.
Dr. Guimarães obteve de 43% dos votos na disputa contra o atual prefeito Veveu de Arruda (PT) na eleição de 2012, e requer a posição natural de único pré-candidato de oposição em Sobral.
Para isso, vem trabalhando agenda de visitas permanentemente nos bairros e distritos, porém teve muitas baixas em seu quadro de lideranças, que vem sendo cooptadas pelo “Grupo Rodrigues”, que deseja enfraquecer Dr. Guimaraes, para que o mesmo retire sua pré-candidatura. No entanto, Dr. Guimaraes, continua firme e se mantém como pré-candidato a Prefeito contra tudo e todos.
Oscar Rodrigues (PMDB);
Empresário bem sucedido, Diretor-Presidente das Faculdades INTA/Sobral, pai do deputado Moses Rodrigues (PPS), presidente municipal do PMDB, Professor e Policial Civil aposentado, com experiência no ramo de Negócios Imobiliários, Dr. Oscar Rodrigues, conta com apoio deliberado do Senador Eunício Oliveira, que reuniu muitos aliados entorno do projeto político de oposição aos “Irmãos Ferreira Gomes”.
João Berkson (PSOL);
Presidente do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Sobral, é filho de Miraíma, militou por um longo período no movimento estudantil universitário, tendo inclusive assumido cargo na executiva do DCE/UVA. Atualmente, exerce a profissão de Professor de Física no Ensino Médio, e militante profissional no coletivo de juventude “Juntos”, representando uma nova geração de indignados lutadores dispostos a construir um mundo mais radical, em defesa do meio ambiente, da educação de qualidade, contra o preconceito e por uma sociedade com igualdade e liberdade para todos.
João Berkson é bastante lembrado não pela sua militância, mas pelo episódio que protagonizou na Tribuna Popular da Câmara de Sobral em 2013, quando denunciava as dificuldades que os alunos da UVA enfrentavam. Em dado momento, largou o Paletó e abandonou o recinto protestando em descumprimento ao regimento da casa legislativa.